Luzio Vaz homenageado pela AAC

Quinta, 21 de Janeiro de 2010

por João Ribeiro

Estudantes, universidade e funcionários juntaram-se esta noite, 20, numa homenagem ao antigo administrador dos SASUC, António Luzio Vaz

Img_3354
Luzio Vaz recebe das mãos de Jorge Serrote uma caricatura durante a homenagem que a AAC fez ao antigo administrador dos SASUC Foto por João Ribeiro

Depois de três décadas à frente dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC), António Luzio Vaz, fora de funções desde o início do ano, recebeu rasgados elogios pela sua "incansável luta por uma acção social mais justa", muitas vezes "remando contra a maré", nas palavras do presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC).

Luzio Vaz já havia sido declarado sócio honorário da AAC, mas teve hoje, 20, direito a uma noite onde marcaram presença o grupo de fado da secção de fado e o Orfeon Académico de Coimbra, organismo a que o próprio pertenceu enquanto estudante.

Foi, de resto, quando António Luzio Vaz subiu ao palco do Teatro Académico Gil Vicente para se juntar ao grupo de antigos orfeonistas que as emoções falaram mais alto e o homenageado recordou a sua "paixão por Coimbra e pelos estudantes".

O actual administrador dos SASUC, Jorge Gouveia Monteiro, referiu que "os serviços de acção social cresceram com Luzio Vaz" e lembrou que são "uma casa espantosamente aberta aos estudantes portugueses e não só". "Precisamos juntar as forças da cidade para uma melhor acção social", apelou ainda.

Em representação da reitoria da UC, o pró-reitor António Bandeirinha destacou a "dedicação inigualável" do homenageado na "explosão democrática" e da abertura da universidade a mais estudantes após 1974.

Em agradecimento pelo apoio dado às secções e à AAC, Jorge Serrote entregou a Luzio Vaz uma caricatura e a moção do voto de honra aprovada em Assembleia Magna.